6 found
Order:
  1.  7
    Ursa menor: notas sobre ficção científica e fantasia.Marco Antonio Valentim - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    Esse artigo parte da arte, da ficção científica e da literatura fantástica para propor uma outra cosmopolítica, divergente daquela que sustentaria, simultaneamente, realismo literário e etnocentrismo ocidental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  64
    Extramundanidade e sobrenatureza/Outerworldliness and supernature.Marco Antonio Valentim - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    A partir de uma explanação inicial sobre o significado e os limites da ontologia fundamental de Martin Heidegger, este ensaio procura investigar a possibilidade de uma ontologia não-antropogenética por meio do conceito problemático de extramundanidade. Essa investigação toma como fio condutor a ideia do “perspectivismo cosmológico”, elaborada por Eduardo Viveiros de Castro através de uma interpretação filosófico-antropológica do pensamento ameríndio. Lida como correlato positivo da extramundanidade, a noção perspectivística de sobrenatureza é contrastada com o conceito existencial de ser para confirmação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    Ideias para uma termodin'mica noética e uma noética ígnea.Marco Antonio Valentim - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):58-85.
    O ensaio desenvolve o problema cosmológico da relação entre metafísica e termodinâmica, pensamento e ambiente, espírito e calor, com foco nos conceitos filosófico- científicos de sistema (Serres, Bateson) e entropia (Prigogine & Stengers, Georgescu-Roegen), em vista da catástrofe ambiental em curso. Seu objetivo principal é fundamentar a hipótese mágico-filosófica, baseada em Ficino e Agrippa, Starhawk e Castaneda, segundo a qual uma termodinâmica noética, ou uma noética ígnea, é não só possível mas necessária para fazer sentido do Antropoceno como “Piroceno” (Pyne). (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Método e metafísica: Descartes entre as Regras e as Meditações.Marco Antonio Valentim - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo O propósito deste artigo é o de discutir em linhas gerais a relação entre método e me t a f í s ica na filosof ia de Descartes. Pre t e ndemos fazê-lo me d ia nte a cont raposição das Meditações de filosofia primeira às Regras para a direção do espírito quanto a alguns temas em comum. Nosso objetivo principal é questio nar o papel desempenhado pela evid ê nc ia intelectual no cont exto epistemo l ó g (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.Marco Antonio Valentim - 2009 - Discurso 39 (39):223-260.
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Res occultas: Lucrécio e o invisível.Marco Antonio Valentim - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):58-80.
    O ensaio trata do problema da invisibilidade da matéria e do vazio em Dererum natura Como é possível a Lucrécio sustentar, por um lado, que o ânimo ématerial e que o conhecimento é sensível, e, por outro, que os primórdios dascoisas, bem como o vazio e os simulacros dos corpos, são invisíveis e, no limite,inacessíveis aos sentidos? O problema é desenvolvido mediante um comentário aotexto de Lucrécio que retoma criticamente a interpretação de Deleuze em Lógica dosentido com foco na relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark